quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TRABALHO DE LITERATURA



PROFª:  SIMONE CARNEIRO



   LIVRO   ESAÚ E JACÓ


 AUTOR   MACHADO DE ASSIS









Publicado em 1904, ESAÚ E JACÓ, é o penúltimo romance de Machado de Assis
O titulo e extraído da bíblia,remetendo-nos,Gênesis: a história de Rebeca,que   previlegia o filho Jacó do outro filho Esaú,fazendo-os inimigos irreconciliáveis.
A inimizade  dos gêmeos Pedro e Paulo,do romance Machado,não tem causa explícita,dai a denominação de romance " Ab OVO" (desde o ovo).

 Para apaziguar fraterna, de nada valem os conselhos de Aires amigo de Natividade,nem as previsões de discórdia e grandeza feita por uma adivinha(A cabocla do Castelo), enquanto os gêmeos tinham ainda um ano.
Até os seus amores,os gêmeos são competitivos.Flora a moça de quem ambos gostam,se entretém com um e outro,sem se decidir por nenhum dos dois.A moça é retraída,modesta,e seu temperamento avessos a festas e alegrias,isso levou o Conselheiro Aires a dizer que ela era "Inexplicável".


O Conselheiro Aires é mais um dos personagem da galeria machadiana,que reaparecerá como memorialista do próximo  e último romance do autor:
Velho diplomata aposentado, de hábitos discretos e gosto requisitado,amante da citações eruditas, muitas vezes interpreta o pensamento do próprio romancista.
As divergências entre os irmãos continuam, muito embora,com a morte de Flora.
O Conselheiro Aires é mais um grande personagem da galeria Machadiana ,que reaparecerá como  memorialista no próximo é último romance do autor: velho diplomata, aposentado, de hábitos discretos e gosto requintado,amante das citações eruditas, muitas vezes interpreta o pensamento do próprio romancista.
as divergências entre os irmãos continuam,muito embora com a morte de flora,tenham jurado junto a seu túmulo uma reconciliação perpétua.
a morte da moça da moça,porém,une temporariamente os gêmeos,mais tarde,também morte Natividade cria uma trégua entre ambos, mais logo se lançam ás disputas.








Pedro era a favor do império ,Paulo República.
Pedro foi estudar medicina,Paulo direito.
Continuam a se desentender ,agora em plena tribuna,depois que ambos se elegeram deputados por dois partidos diferentes,absolutamente irreconciliáveis:
Cumpre-se, portanto,a previsão da adivinha: ambos seriam grandes, mas inimigos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário